Corpo Docente

1. Prof. Adryano Augustto Valladão de Carvalho

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás em 2004. Em 2005 foi convidado a participar dos projetos de pesquisa intitulados Delineamento da citoarquitetura neural de Cebus libidinosus e Efeitos do etanol sobre a migração neuronial em ratos wistar, desenvolvidos no laboratório de Anatomia e Neurociência do professor Dr. Tales Alexandre (ICB III da UFG). Em março de 2006 iniciou o curso de mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFG, concluindo em abril de 2008, tendo trabalhado neste período com vários modelos animais de avaliação de atividade farmacológica. Em 2010 deu início ao seu curso de Doutoramento no Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da UFRRJ sob a orientação do Prof. Dr. Luis Carlos Reis, concluindo-o em 2014. Período em que dedicou-se a perscrutar as consequências, na fase adulta, das alterações na migração celular provocadas pela exposição gestacional aguda ao etanol, especialmente os mecanismos serotoninérgicos que modulam a homeostase hidroeletrolítica. Atualmente é professor Adjunto I na Universidade Federal do Oeste da Bahia

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9705417757863870

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

2. Profa. Carolina Carvalho de Souza

Graduação em Ciências Biológicas pela PUC -MINAS. Mestre em Biologia Celular (2007) pelo Departamento de Morfologia/UFMG, Doutora (2013) e Pós-doutora (2013 -2015) pelo Departamento de Patologia Geral/UFMG .Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF (2014) . Atualmente é professora/pesquisadora da UFOB . Tem experiência na área de educação e de morfologia e patologia com enfase no diagnóstico das leishmanioses, na histopatologia, imunologia e a participação de microelementos em processos inflamatórios e infecciosos e a relação ambiente, epidemiologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6967922151582403

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

3. Prof. Jaime Henrique Amorim Santos

Biomédico formado na Universidade Estadual de Santa Cruz (2004), com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor adjunto C1 da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atua, ainda, como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia de Micro-organismos, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas, virologia molecular, bioinformática e microbiologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6816870689587735

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

4. Prof. Jairo Torres Magalhaes Junior

Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2010). Fez mestrado (2013) e doutorado (2015) em Ciência Animal Nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia/UFOB (2015 - atual) lotado no Centro Multidisciplinar de Barra. Possui experiência nas seguintes áreas: saúde pública veterinária, entomologia médica e agrícola, controle de doenças transmitidas por vetor e educação em saúde.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9938990338530270

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

5. Prof. Jonilson Berlink Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Rbeirão Preto,Universidade de São Paulo (2009) . Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2013). Participou do programa doutorado sanduíche no Cell Biology Department na Universidade de Harvard, EUA (2012). Desenvolveu projeto de Pós-Doutorado pelo Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Partipou como pos doutorando de Projeto PVE-Pesquisador Visitante Especial em uma colaboração entre Laboratóriod e Microbiologia e Imunoregulação LIMI-FIOCRUZ-BA com periodo e desenvolvimento do projeto no INRS -Armanf Frappier Canada Tem experiência na área de Biologia Celular, Molecular e Imunologia com ênfase em Imunidade Inata e Inflamação. Atualmente é Professor Adjunto A1 da Universidade Federal do Oeste da Bahia na disciplina de Imunologia Básica e Clínica.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3542166602698730

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

6. Profa. Larissa Paola Rodrigues Venâncio

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (2005), mestrado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Centro de Estudos de Quelônios e Laboratório de Hemoglobinpatias e Genética das doenças hematológicas (Unesp/Ibilce). Tem experiencia em genética animal e humana. Atualmente é professora adjunto nível C1 na Universidade Federal do Oeste da Bahia, responsável pela disciplina de Genética Humana nos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição, e membro da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Foi docente do corpo colaborador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) 2017-2019. Atualmente, atua como docente do corpo permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do recentemente aprovado, Programa de Pós-Graduação em Patologia Investigativa (PPGPI), também como docente do corpo permanente.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4529633122408577

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

7. Prof. Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira

Formado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas em 2006 pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) nos anos de 2009 e 2013, respectivamente, atuando na área de Parasitologia. Participou do programa PDSE/CAPES - Doutorado Sanduíche na Universidade de Valencia - Espanha em colaboração com a Rede de Excelência de Centros em Enfermidades Tropicais (RICET/WHO) no ano de 2012. Realizou Pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-RP entre os anos de 2013/2015. Atualmente é Professor Adjunto C1 da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB e professor efetivo do progama de Pós-graduação em Patologia Investigativa PPGPI -UFOB. Tem experiência na área de Parasitologia com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: regulação da resposta imune na Doença de Chagas e Esquistossomose, caracterização molecular dos principais vetores transmissores da Doença de Chagas e avaliação da atividade de novos compostos contra Leishmania amazonensis e Schistosoma mansoni.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1365592808655595

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

8. Profa. Maria Carolina Martins Mussi

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (2008), mestrado em Ciências Odontológicas Aplicadas (Patologia Bucal) pela Faculdade de Odontologia de Bauru, FOB-USP (2011), especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pela Universidade de São Paulo, FOUSP (2013) e doutorado em Patologia e Estomatologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo, FOUSP (2015), com período de estágio sanduíche na University of Western Ontario, Canadá. Possui experiência na área de Patologia Bucal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia patológica, pacientes com necessidades especiais, saliva, proteoma e fitoterapia. Atualmente é professora de Histologia e Patologia Geral na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7024832447508523

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

9. Prof. Mateus Rodrigues Beguelini

Possui Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Genética pelo Programa de Pós-Graduação em Genética da UNESP e Pós-doutorado na Área de Biologia da Reprodução de Morcegos (Histologia) junto ao Departamento de Biologia do IBILCE-UNESP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no conjunto de disciplinas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Citogenética Geral. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UFOB), onde orienta trabalhos principalmente sobre a Biologia da Reprodução de Morcegos; e Patologia Investigativa (PPGPI-UFOB), onde orienta trabalhos sobre os efeitos de diferentes compostos sobre o desenvolvimento e a morfofisiologia dos órgãos reprodutivos de modelos experimentais mamíferos. Já atuou como revisor junto a mais de 15 periódicos internacionais especializados na área de Morfologia. Tem experiência na área de Biologia da Reprodução, com ênfase na morfologia, fisiologia e controle hormonal da reprodução de morcegos; na área de Biologia Celular, nos temas: espermatogênese, espermiogênese, histomorfofisiologia da via epididimária, próstata e glândulas reprodutivas acessórias masculinas, foliculogênese, imunohistoquimica, dosagens hormonais e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET); na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: nucleologênese, citogenética, citogenética molecular e imunocitoquímica; em Zoologia, nos temas: morfologia, sazonalidade e biologia reprodutiva de Chiroptera; e em Evolução, no entendimento da evolução das características morfológicas e reprodutivas de morcegos. Além de conhecimentos básicos e aplicações em Biologia Molecular.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5470012432607375

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

10. Profa. Pablinny Moreira Galdino P

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (2004-2008). Em 2005 iniciou a iniciação científica no Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais, sob orientação do professor Elson Alves Costa. Em 2009 iniciou o mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2009-2011), também sob orientação do professor Elson Alves Costa. Em 2011, iniciou o doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2015) sob orientação da professora Thereza Christina Monteiro de Lima e co-orientação do professor Elson Alves Costa. Tem experiência em Farmacologia Geral com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais, realizando avaliações comportamentais em testes para avaliar atividade antidepressiva e ansiolítica, além de estudar a atividade gastroprotetora, anti-inflamatória e antinociceptiva de extratos de plantas medicinais. No primeiro semestre de 2015 atuou como docente nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia na Faculdade Alfredo Nasser em Aparecida de Goiânia. Atualmente é professora (Adjunto) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4337128261527797

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

11. Prof. Raphael Contelli Klein

Possui graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2008), quando trabalhou com modelos animais para estudo da atuação de fitoterápicos em desordens como câncer, osteoporose, diabetes, úlcera. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, Microbiologia, Biotecnologia. Estudou os mecanismos de quorum sensing que regulam a expressão de gênica de Staphylococcus aureus e a prospecção de peptídeos com atividade antipatogênica. Possui experiência na prospecção de compostos com atividade antimicrobiana e antibiofilme e na utilização de nanopartículas para o aumento da eficiência desses compostos. Durante o pós-doutorado trabalhou no Laboratório de Parasitologia e Epidemiologia Molecular com sequenciamento genômico e avaliação da expressão gênica de carrapatos. É professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde no Campus Reitor Edgard Santos em Barreiras - BA. Membro efetivo do Colegiado de Pós-graduação em Patologia Investigativa. É professor efetivo das disciplinas da área de Toxicologia e pesquisador nos grupos de pesquisa Agressão e Defesa e de Engenharia de Biotecnologia da UFOB, além de trabalhar em colaboração com professores de outras instituições como a professora Andrea de Oliveira Barros Ribon da Universidade Federal de Viçosa e o professor François Malouin da Université de Sherbrooke do Canada.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7185650565356570

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

12. Prof. Théo de Araújo Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFBA (2006), mestrado e Doutorado em Patologia Experimental pela UFBA-FIOCRUZ-BA. Desenvolveu parte do seu doutorado na University of Iowa (2011) no Laboratory of Leishmania (Bolsista CNPq-SWE). Realizou Pós-doutorado na área de Imunofarmacologia. Desenvolve pesquisa na área de imunologia, biologia celular e parasitologia com ênfase na resposta inflamatória na leishmaniose visceral, atuando nos seguintes temas: interação vetor, parasita, célula hospedeira e a participação de corpúsculos e mediadores lipídicos neste contexto. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Patologia Investigativa e leciona disciplinas na área de Biologia Celular e Molecular aplicada à saúde.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0781345225284605

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

13. Izabela Barbosa Moraes 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de Embriologia, Morfologia e Genética, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da atividade biológica de produtos naturais em modelos de pesquisa animal, estresse oxidativo e genética.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0649154985929375

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

14. Istéfani Luciene Dayse da Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de doutorado sanduíche realizado no Instituto de Investigaciones Biomédicas "Alberto Sols", UAM- CSIC, Madrid España, no período de agosto 2015 a agosto 2016. Mestre em Ciências da Saúde - Medicina e Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Graduada em Biomedicina pela Faculdade Itabirana de Saúde em Dezembro de 2010. Desenvolveu atividades de Monitoria da Disciplina de Patologia Geral/Anatomia Patológica aos alunos da Faculdade Itabirana de Saúde (2009-2010). Também desenvolveu estágio monitorado de iniciação científica nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (2009-2010). 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2434635649541620

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

15. Julianna Joanna Carvalho Moraes de Campos Baldin

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pelo Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (2007), Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Estomatopatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (2011). Concluiu o Pós-Doutorado Júnior na área de Patologia Bucal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realizando pesquisa com mucosite bucal, laserterapia e polimorfismo genético. Atualmente é professora das disciplinas de "Princípios de Patologia" (Medicina), Histologia (Nutrição) e Patologia (Nutrição). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, Oncologia Oral, Microbiologia, Genética de Microrganismos, Biologia Molecular e Patologia Geral. Vice-líder do grupo de pesquisa FISIOPATOLOGIA CLÍNICA E EXPERIMENTAL da Universidade Federal do Oeste da Bahia (2017).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8744200076497374

E-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

Go to top