Apresentação

O Mestrado Profissional em Patologia Investigativa é um curso na área da patologia que busca integrar aspectos tradicionais do estudo da área com técnicas avançadas para a investigação das doenças, especialmente àquelas de maior incidência e prevalência da região Oeste da Bahia. Se trata do primeiro curso stricto sensu a acolher as demandas de formação de profissionais egressos das áreas da saúde em um perímetro de 800 km.

O mestrado oferecerá as linhas de pesquisa “Patologia Clínica” e “Patologia Experimental”, contribuindo para a qualificação de profissionais e para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos mecanismos de patogenicidade em doenças crônicas e inflamatórias, estudos da relação patógeno-hospedeiro, desenvolvimento de vacinas, modelos experimentais em animais, estudo dos patógenos e seus vetores, estudo de biomarcadores celulares, moleculares e possíveis determinantes genéticos das doenças prevalentes na região Oeste da Bahia.

O PPGPI tem como meta auxiliar a formação de profissionais na área da Patologia sem retirá-los do seu contexto profissional. Neste sentido, parte das vagas do programa serão destinadas a profissionais de saúde que estejam inseridos no Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da UFOB. Nós entendemos que o local de trabalho dos futuros profissionais ingressantes no programa pode fornecer dados e auxiliar nas propostas de pesquisa dos discentes, trazendo a possibilidade de produção de conhecimento inserido no seu conxteto produtivo. A região carece de programas para aperfeiçoamento dos profissionais, os quais acabam se distanciando para os grandes centros em busca de formação completar e, muitas vezes não retornam. A proposta também visa amparar a formação de docentes médicos dos cursos de Medicina da região, tendo em vista que dentre os docentes médicos da UFOB, apenas um apresenta título de pós-graduação stricto sensu.

 

PÚBLICO ALVO:

O público-alvo da proposta são os estudantes egressos dos cursos de saúde e das ciências biológicas, profissionais da área da saúde, bem como os professores vinculados aos cursos da saúde, que não possuem titulação stricto sensu.

 

HISTÓRICO DO PROGRAMA:

A criação da Pós-graduação em Patologia Investigativa (PPGPI) na modalidade de Mestrado Profissional é decorrente do esforço dos docentes da UFOB em atender a alta demanda para formação de recursos humanos qualificados na área de patologia e também proporcionar o crescimento do ensino de pós-graduação na Bahia, especialmente na região Oeste do Estado, onde há baixa densidade de cursos de pós-graduação. O PPGPI pretente atender parte da demanda dos profissionais da área da saúde, demanda essa não acolhida pelos outros programas de pós-graduação da UFOB e da região. A partir dessa necessidade, os docentes apresentaram a CAPES, em 2017, a proposta de criação do PPGPI, a qual foi aprovada no dia 04 de julho de 2019.

O PPGPI surgiu da necessidade de formação de pessoal altamente qualificado em metodologias e técnicas na área da Patologia para suprir o setor de diagnóstico clínico e laboratorial do SUS, o setor produtivo público e privado, para as atividades de pesquisa clínica e experimental em saúde e para o ensino nível superior na região Oeste da Bahia.

O corpo docente que compõe o PPGPI vem promovendo ações de extensão relacionadas à áreas relacionadas à Medicina II, bem como estabelecendo o contato e convênios com várias instituições de saúde, no intuito de promover a qualificação e divulgação de resultados provenientes dos estudos realizados.

 
Go to top