Estrutura Física

O Programa de Pós-graduação em Patologia Investigativa conta com a estrutura de 10 laboratórios disponíveis para desenvolvimento de projetos de pesquisa e atividades de ensino, sala para esterilização de materiais, sala com destiladores e purificadores de água, 02 laboratórios de informática. O Programa disporá também de três auditórios para aproximadamente 110 pessoas cada um, onde podem ser realizados seminários, defesa de projetos e de dissertações, além de uma sala multimídia com capacidade para 60 pessoas. Os docentes possuem salas providas com computador com acesso à internet, onde podem realizar o atendimento de estudantes de graduação e pós-graduação.

Laboratórios e equipamentos disponíveis ao PPGPI:

1. Biotério de Roedores: O Biotério possui uma sessão para produção de camundongos e uma sessão para manutenção. A sessão de produção possui 10 estantes metálicas e 3 racks ventiladas. As racks possuem 56 mini-isoladores cada, que possibilitam a manutenção de até 336 matrizes no sistema de harém. A sessão de manutenção aloja 15 estantes metálicas que possibilitam acomodação de 180 caixas grandes.

2. Laboratório de Biologia Molecular com infraestrutura para extração e manipulação de ácidos nucléicos e proteínas para realização de técnicas moleculares diversas (PCR, Western Blotting, etc.);

3. Sala de Cultura de Células com infraestrutra para cultivo de células animais e ensaios celulares;

4. Laboratório de Microbiologia equipado com citometro de fluxo e infraestrutura para cultivo de microorganismos.

5. Laboratórios de Análise Química Instrumental, Química Orgânica, de Catálise e de Química Analítica e Ambiental: Espectrofotômetro de Absorção Molecular no UV-VIS VARIAN CARY 50 com módulo de refletância difusa; Espectrômetro de Absorção Atômica com módulos de atomização em chama e em forno de grafite VARIAN modelo 220Z; Cromatografia à Líquidos Binário POLARIS ProStar 210; Cromatógrafo à Gás com detectores de ionização de chama (FID/1177) GC 3900; Difratômetro de Raios-X da RIGAKU (Ultima IV); Balança Analítica; Centrífuga; Shake orbital Nova ética; Estufa; Banho Termostatizado; Espectrofotômetros de Ultra-violeta modelo 50 Conc da Varian; dentre outros equipamentos.

6. Laboratório Multidisciplinar I (Microscopia - UFOB/Barra): com a disponibilidade de microscópios biológicos, binoculares e microscópio estereoscópio binocular, bancada com pia para preparação de lâminas de material biológico.

7. Laboratório Multidisciplinar II (UFOB/Barra): com bancadas para trabalhos com o material biológico, equipado com incubadora LT 320 T Estufa B.O.D. e Incubadora de Bancada com agitação. Dados da Proposta de Programa/Curso Novo

8. Laboratório de Química (UFOB/Barra): com bancadas para ensaios, medidor de pH de bancada, banho maria, banho de ultrassom, balança analítica (UNIBLOC Schimadzu), chapa aquecedora, centrifuga de bancada para separação, medidor de oxigênio dissolvido e bloco digestor micro (modelo Luca-2).

9. Salas de Triagem de Material, Resfriamento e de Limpeza de Material e esterilização (UFOB/Barra): compostas de bancadas para atividades de beneficiamento de material coletado com a presença de forno mufla, freezers horizontais para acondicionamento do material biológico, pia para lavagem das vidrarias e estufa de secagem.

10. Laboratório Multidisciplinar I (Microscopia - UFOB/Luís Eduardo Magalhães): com a disponibilidade de microscópios biológicos, binoculares e microscópio estereoscópio binocular, bancada com pia para preparação de lâminas de ma

11. Dois Laboratórios de Informática: os membros do PPGPI poderão ter acesso a dois laboratórios de Informática, contendo 52 computadores Dell, com processador Intel Core i5, 4GB de memória RAM, sistema operacional Win 7 Professional e conexão à internet.

Go to top